Curso para se tornar um instalador de energia solar

instalador solar
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Post Relacionados

Esforço
3/5
Rentabilidade
3/5
Risco
2/5

Muito se fala sobre os cursos de instalador de energia solar, parece um pouco complicado no início, mas não se engane, como você verá a seguir, esta atividade é muito acessível. Algumas pessoas querem apenas economia na conta de consumo de energia, outros se preocupam com a sustentabilidade, mas poucos pensam além de usufruir desta fonte renovável, como podem de fato entrar nesse mercado como empreendedor e ganhar dinheiro.

Neste artigo, você vai saber tudo que precisa para entrar nesse mercado que cresce 40% ao ano.

Mas realmente é viável energia solar?

 

A energia solar funciona da seguinte forma: os painéis solares captam a luz do sol e geram a energia, que é “transportada” até o inversor solar, responsável por converter a irradiação solar em energia apta para a nossa rede elétrica.

A geração de energia ocorre por meio do efeito fotovoltaico.

O funcionamento das células fotovoltaicas que compõem os módulos é extremamente dependente da entrada das partículas de luz (os fótons) em seu interior.

O grande segredo é o posicionamento das placas solares de modo que fiquem viradas para o norte e recebam uma maior radiação solar direta, sem a interferência de sombras.

O resultado disso é a liberação de corrente elétrica contínua, captada pelos filamentos condutores do módulo fotovoltaico.

Essa corrente é então enviada para o inversor, aparelho que transforma essa energia de corrente contínua para corrente alternada, que é o tipo utilizado em nossas residências ou empresas.

Após o processo de conversão, o inversor entrega para consumo a energia elétrica em corrente alternada (CA), que, como o próprio nome já diz, altera o seu sentido de circulação dentro do circuito periodicamente.

Depois de passar pelo inversor, a energia solar pode ser usada para alimentar qualquer aparelho da casa, como geladeiras, lâmpadas e aparelhos de ar condicionado, por exemplo, gerando economia na conta de luz.

Curso - Esquema de instalação de painel solar

Caso a energia não seja usada diretamente, ou seja, durante o dia, ela será injetada na rede e servirá outros consumidores. Quando chegar a noite você receberá a quantidade de energia que injetou durante o dia.

Se injetar mais que consumir, a diferença positiva será convertida em créditos que poderão ser usados em até 5 anos. Se a diferença for negativa, você precisará pagar como um consumidor comum que não tem sistema fotovoltaico.

Pronto, agora você já sabe ao menos o básico de como a energia solar funciona. Agora está na hora de aprofundar em curso de instalador de energia solar, arregaçar as mangas e botar a mão na massa e fazer parte desse mercado que mesmo com a crise dos últimos anos, vai muito bem, obrigado.

Quais as vantagens da energia solar?

 

As vantagens de um sistema de energia solar  são muitas. Fazer o curso instalador de energia solar,  além de conhecer na prática a sustentabilidade e economia das placas solares, você poderá antes de tudo aplicar em si mesmo e sentir na pele os diversos benefícios como:

1- Redução de Custos

Com a instalação de um sistema de energia solar você passa a economizar muito na conta de luz. O sistema permite que você use a luz solar para gerar sua própria energia elétrica, deixando de utilizar a energia da concessionária de distribuição de energia elétrica.

Ao injetar o excedente na rede elétrica, são gerados créditos energéticos vinculados ao seu CPF, que podem ser utilizados em até 60 meses. Você poderá aproveitar esses créditos para diminuir a conta de energia de sua casa, sítio e empresa, se estiverem todos na mesma área da distribuidora de energia elétrica.

2- Melhor retorno para seu investimento

O sistema de energia solar é um investimento que apresenta um retorno melhor do que qualquer aplicação de renda fixa. Esse rendimento chega a ser até duas vezes melhor do que aplicações como LCI/LCA e CDB, alcançando um retorno de 15 a 18% ao ano.

3- Valorização do imóvel

Você pode ter energia solar mesmo se não pretende ficar no mesmo imóvel durante toda a vida útil do sistema. No mercado dos EUA as casas solares já têm um valor agregado maior e são vendidas em menos tempo.

 4- Instalação rápida e simples

Os sistemas fotovoltaicos são instalados em média em 5 dias. Normalmente não são feitas grandes intervenções no imóvel e não é necessário o desligamento da energia da casa por longos períodos. Na verdade, a energia do imóvel é desligada em apenas dois momentos da instalação, ambos na fase final.

5- Quanto mais você espera, menos economiza

O preço dos equipamentos fotovoltaicos caiu muito recentemente e há linha de financiamento pelo BNDES com juros de 1,05% ao ano, para pagar em até 10 anos, tendo ainda 2 anos de carência. Talvez essa linha de financiamento não dure para sempre, ou não nestas condições, então, para que arriscar?

6- Fique livre das alterações da tarifa

O sistema de bandeiras tarifárias (verde, amarela e vermelha) existe em função da queda no nível dos reservatórios das hidrelétricas, que implica na utilização de termelétricas para geração de energia.

Como a energia gerada pela queima de combustíveis fósseis é mais cara (além de ser muito mais poluente), os consumidores têm que pagar mais pela energia que consomem.

No entanto, imóveis que possuem sistema de energia solar ficam livres dessas alterações, já que, de acordo com o sistema de compensação em vigor no Brasil, cada quilowatt gerado equivale a um quilowatt consumido, independentemente do valor final da tarifa.

7- Manutenção fácil

 A manutenção dos sistemas de energia fotovoltaica é muito simples. Por não ter partes móveis ou motores, a manutenção do sistema se concentra principalmente na limpeza periódica dos módulos fotovoltaicos.

Na maioria das vezes, as chuvas se encarregam de limpá-los, mesmo assim, é importante ter certeza de que não haja obstruções que possam diminuir a eficiência do sistema.

8- Sistema extremamente resistente e durável

Os módulos fotovoltaicos têm garantia de performance de 25 anos! Isso implica que, após seu investimento em energia fotovoltaica se pagar a partir da economia proporcionada na conta de luz, você irá gerar energia limpa e sem custos!

Além disso, os módulos fotovoltaicos são extremamente duráveis, passando por testes de impacto que simulam granizo e outros objetos.

9- Faz bem para você, para a rede elétrica e para o planeta

 A energia solar é uma fonte de energia limpa, renovável, inesgotável e está muito bem distribuída por todo o planeta.

Ao instalar um sistema de energia solar fotovoltaica, você garante um suprimento duradouro de energia sustentável, colaborando com a descarbonização da economia.

Além disso, a descentralização dos pontos de geração, a partir da Geração Distribuída, colabora com a rede elétrica como um todo, diminuindo a necessidade de expansão de grandes linhas de transmissão, assim como de novos investimentos em grandes hidrelétricas que têm um impacto ambiental enorme.

10- Vivemos em um país tropical

 O Brasil tem alta incidência de energia solar, sendo um ótimo país para este tipo de energia. Óbvio que existem exceções, mas na maioria das cidades esta é uma realidade.

11- Sem incômodos

 Tanto as placas fotovoltaicas quanto as outras partes que compõe o sistema não vão causar nenhum tipo de barulho ou outro incômodo.  

12- Conforto

 O sistema de energia solar garante conforto para todos que optam pela sua implantação, pois a medição é automatizada, então você não vai mais precisar atender leituristas na porta de casa.

13- Oportunidade de negócio

 O mercado de energia solar emprega milhares de pessoas por ano e é um dos que mais cresce em plena crise que o país passa nos últimos 4 ano

Como iniciar no mercado de energia solar?

 

O melhor jeito de capturar esta oportunidade é como empreendedor. Primeiramente você deve buscar conhecimento, de preferência por meio de um curso de instalador solar de alta performance, que lhe dê todo o suporte necessário para começar nessa empreitada.

 

Se ainda estive na dúvida, vamos fazer uma suposição? Se em uma instalação simples de 4 dias você conseguir um faturamento de 5 mil reais (estimei este valor bem para baixo) e fizer uma por semana, vai ter um faturamento bruto de 20 mil reais em apenas 1 mês.

 

Não é necessário ser um eletricista, muito menos ser um engenheiro. E não, você também não precisa de um alto valor para investimento. Para você entrar de vez neste mercado, você só precisa seguir um método, passo a passo e ter um amigo que te ajude na hora da instalação (ou contratar um ajudante). 

 

Ter a liberdade de ser dono do seu próprio negócio, fazer seu horário e ter um bom lucro já é realidade para vários instaladores de energia solar.

Veja um exemplo de quem já fez o curso de instalador solar online e começou aproveitar as oportunidades deste mercado

Este curso de instalador solar online e a sua porta de entrada neste segmento, já que nele você vai aprender o método mais eficiente para conseguir fazer sua primeira instalação já nos primeiros 30 dias.

Você vai aprender desde os princípios iniciais do funcionamento até os avançados, de uma forma direta, clara e rápida e montar seu próprio negócio de instalador de placa solar.

Existem aproximadamente 20 milhões de empresas no Brasil. Destas, somente 10 mil atuam no ramo de energia solar.

Conheça os maiores diferenciais deste curso:

 

  • Bônus curso presencial nas principais capitais do Brasil
  • Curso de eletricidade básica incluso
  • Modelo de planilhas para dimensionamento das placas
  • Tabela de preço e cadastro direto com fabricantes selecionados
  • Comunidade com mais de 6.000 instaladores para fazer parcerias e tirar dúvidas
  • Modelos de formulários para dar entrada na concessionária de distribuição
  • Curso completo com mais de 200h de aulas, planilhas e apostilas
Giordano

Giordano

Advogado, empreendedor, membro da Comissão de Direito para Startup’s da OAB/MG, consultor de startups, sócio da empresa QuickMED S/A, CEO do Money Extra e jogador de D&D quando não está tentando dominar o mercado.

Money Extra copyright 2019©Todos os direitos reservados

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Scroll to Top